segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Algumas perguntas e respostas

Por meses temos trabalhado na leitura e mesmo assim nossa filha ainda não se interessou. No que estamos errando?

A Dra. Mary Manz Simon, educadora infantil, diz: “O erro mais comum que os pais cometem é esperar que o hábito da leitura ocorra da noite para o dia. Até que a criança esteja realmente pronta, isso não ocorrerá.

“O outro erro comum é gastar dinheiro em recursos auxilia-res para a leitura. Poupe seu dinheiro! Antes, leia as man-chetes do jornal diário. Dê à criança um lápis de cor para fazer um círculo na palavra ‘Deus’ todas as vezes que a en-contrar no informativo da igreja. No aniversário ou no Natal, dê-lhe de presente a assinatura de alguma revista infantil, como por exemplo Nosso Amiguinho. Ajude sua filha a ler o verso da caixa de cereais. Tudo isso é leitura e excelentes ferramentas”.

Não importa que livro eu escolha, meu filho diz que ele é “chato”.

Tenha paciência e esteja disposto a permitir que seu filho escolha seu material de leitura. Não pude acreditar quando meu próprio filho, que dias antes havia dito que a leitura era algo “chato e perda de tempo”, sentou-se mais de uma hora para ler livros de excelente qualidade.

Os filhos de minha vizinha lêem muito, mas ela disse que teve de vender sua televisão a fim de que eles coo-perassem. Deveria vender também a minha televisão?

Não há problema em assistir à televisão de forma equilibra-da. Mary Leonhardt faz a seguinte sugestão: “Limite o local de assistir televisão à sala. A televisão na cozinha ou no quarto da criança torna-a muito acessível. Evite a TV a cabo. Com menos possibilidades de escolha seu filho verá na leitura uma opção mais apelativa”.

Como posso separar mais tampo para leitura em nosso dia muito atarefado?

Você não precisa de mais tempo, apenas reorganizar as atividades diárias a fim de incluir a leitura. Meu filho pede para ler a lista de compras de supermercado e risca os itens que colocamos no carrinho. Uma amiga pede para seus fi-lhos fazerem uma pesquisa a respeito do local onde irão tirar férias – atrações turísticas, hotéis, etc. As crianças gostam muito de receber cartas e também são motivadas a lerem revistas em quadrinhos. À noite, elas podem ler uma página de um livro e você outra.

Peça a vários amigos e parentes para escreverem cartas para seu filho. Sugira a seu filho para enviar uma mensagem em “código secreto” a um amigo e então o ajude a desen-volver um código simples e a escrever as cartas. Coloque bilhetinhos na sua lancheira. Tudo isso torna a leitura diver-tida, proveitosa e estimulante.

Nenhum comentário: