quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A MOTIVAÇÃO E A CRIATIVIDADE COMO FATORES DE APRENDIZAGEM

Freqüentemente ouve-se dizer que nós educadores padecemos de falta de motivação e criatividade para o ensino. Nossa formação ou a falta adequada, os baixos salários que recebemos, nossa desvalorização no contexto social, as precárias condições materiais de nossos educandários, exigüidade de espaço e tempo (às vezes temos que trabalhar em várias turmas em duas ou três escolas), isso nos leva a não nos interessarmos por inovações, conseqüentemente, são baixos os índices de aprendizagem e os alunos são os mais prejudicados. É claro que os alunos são desmotivados a aprender a uma série de problemas, principalmente se é baixo o poder aquisitivo do país, baixas são as condições de vida, o aluno não pode estudar com mais recursos, o aluno não vislumbra um futuro promissor e seus problemas acrescidos dos mencionados aos professores, fatalmente redundarão em baixas aprendizagem ou até na desistência de estudar. Assim, a motivação e a criatividade no processo ensino-aprendizagem constitui-se uma parte essencial na educação e está relacionada com todo o fazer pedagógico, pois de seu desenvolvimento e resultados depende a prática educativa do educador e seu posicionamento frente à filosofia de trabalho adotada. A maneira como os alunos são motivados reflete toda uma concepção de Educação. Levando em consideração o fato de que, no contexto escolar, os educadores têm apresentado uma desarmonia no que diz respeito à motivação em relação ao aluno, debatendo-se entre concepções teóricas obtidas em cursos de formação, especialização ou de atualização e a prática em sala de aula, que se baseia em uma pedagogia tradicional, arraigada ao estabelecimento de quantificações e à aplicação de instrumentos rígido. No processo ensino aprendizagem acredita-se que a motivação e a criatividade devem estar presente em todos os momentos. Cabe ao educador facilitar a construção do processo de formação, influenciando o aluno no desenvolvimento da motivação da aprendizagem.Sabemos que precisamos motivar nossos alunos para o ensino, e para isso necessitamos estar motivados e amar a profissão que escolhemos. Portanto, nós educadores somos elementos importantes para provocar reflexões e mudanças neste cenário, pois como profissionais e comprometidos com a qualidade do processo educativo, temos por atribuição buscar melhorias, junto à escola e ao governo. Devemos, assim buscar orientar através de estratégias e técnicas educacionais para que o aprimoramento, o fazer pedagógico alcance êxito no objetivo de promover o crescimento do educando e a aquisição do conhecimento científico através da motivação. Acreditamos que a motivação e a criatividade no educando aumenta a possibilidade de o indivíduo tornar-se mais crítico e capaz no exercício da cidadania, cabe a nós e a escola a promoção da mesma. O Brasil ronda o septuagésimo entre os países com má distribuição de renda e por mais que se tenha empenho com campanhas de conscientização nacional, ainda somos o terceiro país Latino-Americano em índice de analfabetismo. A escola é a principal agência de alfabetização e defensora do acesso de todos os cidadãos ao patrimônio cultural da humanidade. A transmissão e a aquisição letrada deve ser feita da maneira a promover satisfação e vitalidade, cabe ao educador promover a aquisição e o cultivo da prática, motivação e criatividade para que esses objetivos sejam alcançados.

MARIA ILONE MOREIRA- PSICOPEDAGOGA

Um comentário:

Anônimo disse...

Bela Matéria, meus parabéns!!!!!